loading

A importância da Manutenção Preventiva

Há quem diga que a Manutenção Preventiva é uma bobagem,

provavelmente por acreditar que o valor cobrado para tal serviço seja um mal investimento. Mas, cá entre nós, dizer que o barato sai caro neste caso é quase uma piada de mal gosto.

Um dia destes estava fazendo uma visita rotineira a um condomínio para verificar o funcionamento de uma câmera IP de monitoramento da empresa Steel Serviços, e enquanto preparava os equipamentos um senhor se aproximou e em tom rude disse a pessoa que trabalha na portaria que não suporta mais o mal funcionamento do portão de veículos, e já gritando disse que todos os dias fica nervoso ao chegar em casa e não conseguir abrir o portão. Logo em seguida este mesmo senhor estava discutindo com a pessoa responsável pela manutenção e, por pouco, não chegaram as vias de fato.

Em um outro local, recebemos um chamado para verificar um problema com o funcionamento de controles remotos que funcionavam com intermitência. Neste caso, um morador foi até a portaria e, aos gritos, jogou o controle no porteiro. Uma forma bem absurda de dizer que estava cansado de trocar bateria e controle sem resultados.

Nesta ocasião, depois de alguns testes, percebemos que o controle funcionava quando queria. E a informação que tivemos é que havia mais de um ano que este problema assombrava o condomínio. E que este morador tentou de várias formas ter solucionado o que irritava muito.

Quando assinamos o contrato de Manutenção com este condomínio, a primeira coisa que fizemos foi um checkup geral para que se iniciassem os trabalhos, e para nossa surpresa, havia dentro do receptor um ninho de formigas. Isso mesmo, confiram nas fotos, “FORMIGAS”.

 

Problemas criados pela falta de manutenção no sistema de CFTV

 

Todo e qualquer sistema eletrônico precisa de constante manutenção, devendo ser feita a correta limpeza, os ajustes em casos de divergência de foco, o alinhamento dos equipamentos externos, a configuração correta do sistema, conferir se a gravação está ocorrendo e se os HDs estão em bom estado, e isso deve ser feito por uma empresa que tenha conhecimento do assunto, que seja especializada e que garanta a segurança do local que está sendo protegido por um sistema de CFTV.

Os problemas mais comuns que podem ocorrer com os componentes eletrônicos, principalmente quando instalados externamente, tais como as câmeras e os cabos, são provocados por umidade, poeira, sujeira, goteiras, pequenos insetos, roedores, gordura, poluição, chuva, calor, vento e outros elementos naturais, além daqueles causados por atos de vandalismo, ou com segundas intenções, como a quebra de câmeras para invadir o local, além de acidentes.

O acompanhamento técnico do sistema de CFTV deve, desta maneira, ser feito dentro da periodicidade necessária, com condições de atendimento quando surge qualquer problema inesperado, evitando que períodos de pane, sem a visualização da área protegida.

A manutenção deve ser feita preventivamente, como manutenção periódica, com o objetivo de manter o sistema funcionando e prevenindo falhas do sistema, corrigindo problemas pequenos antes que se tornem maiores, evitando também custos excessivos com a troca de equipamentos que possam prejudicar o sistema quando não analisados com antecedência.

A manutenção corretiva também tem sua grande importância para o sistema de CFTV, quando é necessário consertar ou retificar falhas ocorridas em câmeras ou no próprio sistema. Mas, no caso da manutenção corretiva, trata-se de correção de falha existente, quando não está sendo feita a manutenção preventiva, muito mais barata e mais eficiente, por não precisar perder os acontecimentos da área vistoriada.

Fazer uma manutenção corretiva é comprovar que informações importantes foram perdidas. Isso só vai ocorrer quando o sistema parou repentinamente ou alguma câmera apresentou defeito.

O último tipo de manutenção que deve ser praticado com o sistema de CFTV é a manutenção preventiva, e esta somente é praticada quando os prazos dos componentes estão chegando ao fim de sua validade. Alguns equipamentos possuem esse prazo, que deve ser controlado pela empresa contratada para instalação e manutenção.

Manutenção deve ser feita dentro dos prazos estabelecidos para que o local onde está instalado o sistema de CFTV esteja protegido.

 

Afinal, um sistema que não funciona não irá trazer segurança alguma, deixando a área livre para a atuação de vândalos, marginais e outros acontecimentos que geram prejuízos do patrimônio num condomínio e da segurança dos condôminos e sua família.

 

Fonte: 1NF0 Informática e GTD Infoware Group

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *